Mês da Consciência Negra - MMGV

Compartilhe
01/Nov/2020 a 30/Nov/2020
Carregando Eventos

« Todos Eventos

Mês da Consciência Negra – MMGV

1 novembro - 30 novembro

Confira a programação especial para o Mês da Consciência Negra no MMGV:

  • Bate Tambô, por Alberto Pereira dos Santos (Teatro)
    Dia 01/11, às 11h.

O ator interpreta uma das versões do aparecimento da Santa Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos com trechos autorizados da imagem da festa. A cena foi construída no processo de pesquisa e exercício de montagem do espetáculo teatral SÁ RAINHA da Companhia de Teatro Ícaros do Vale.

No Youtube do Memorial.

  • Exposição: Reinado de Chico Calu – Repertórios Sagrados da Irmandade Os Carolinos, por Patrick Arley (Fotografia)
    De 03/11 a 03/12.

A presente proposta conta, através de imagens dos festejos, ritos e do cotidiano, um pouco da história da Guarda de Moçambique e Congo de Nossa Senhora do Rosário e Sagrado Coração de Jesus – Irmandade Os Carolinos, a terceira mais antiga de Belo Horizonte ainda em atividade, fundada em 1917.

No site do Memorial.

  • Documentário “O Bastão e o Rosário“, por Ana Luísa Cosse (Audiovisual)
    Dia 04/11, às 19h30.

O documentário “O Bastão e o Rosário” retrata o Reinado mineiro, representado pela Irmandade de Moçambique Nossa Senhora do Rosário, do Bairro Alto dos Pinheiros, município de Belo Horizonte/MG. Essa expressão popular é retratada no curta-metragem por meio da perspectiva de um personagem real, Paulo Santos, um dos capitães dessa guarda e, ao mesmo tempo, integrante de um grupo parafolclórico.

No Youtube do Memorial.

  • Canto forte, com Bruno Cupertino (Música)
    Dia 05/11, às 19h30.

O projeto Canto Forte consiste na apresentação musical do recém lançado álbum autoral, do cantor e compositor Bruno Cupertino. Visa também, entre outros elementos, acrescer e multiplicar valor à cultura negra, originada de novos talentos das periferias do estado de Minas Gerais.

No Youtube do Memorial.

  • “Cura”, com Elisa de Sena (Música)
    Dia 06/11, às 19h30.

Elisa de Sena faz o show do seu álbum Cura, lançado em 2019 pela Natura Musical. A cantora e compositora tem sua música fortemente enraizada na percussão afro-brasileira, especialmente nos tambores de Minas Gerais, e mescla suas raízes às possibilidades que o universo da música eletrônica  oferece na contemporaneidade. Com um discurso que passa pela negritude e pelo feminismo, sua poética fala de transmutação. Nesta apresentação, em consonância com o atual momento (isolamento social), a artista opta por uma formação reduzida e conta com a participação de Letícia Damaris (na guitarra) e Johnny Herno (percussão). A apresentação terá tradução em Libras.

No Youtube do Memorial.

  • Exposição “Pretas no Branco”, por Márcio Silva (Fotografia)
    De 10/11 a 10/12.

O artista negro Márcio Silva, produtor cultural, fotógrafo, estará expondo sua primeira exposição artística PRETAS NO BRANCO uma série de fotografias criadas com mulheres negras que trata sobre identidade, empoderamento e o protagonismo das mulheres afrodescendentes dentro da sociedade.

No site do Memorial.

  • “Negro Amor”, com Heberte Almeida (Música)
    Dia 11/11, às 19h30.

A proposta consiste em uma apresentação do álbum Negro Amor, trabalho de estreia de Heberte Almeida, em formato solo. Uma performance intimista em que se propõe revisitar cada música em seu arranjo original, realçando as sutilezas, as temáticas e a natureza das composições.

No Youtube do Memorial.

  • “Vozes Pretas”, com Fabiana Brasil (Sarau Literário)
    Dia 12/11, às 19h30.

Sarau com leitura de contos e poemas das escritoras Cidinha da Silva, Conceição Evaristo, Maria Tereza e Nívia Sabino, dando “vida verdadeira agora” aos corpos e a identidades que essa literatura anuncia.

No Youtube do Memorial.

  • “Prelúdios Negros”, com Josy Anne (Sarau Literário)
    Dia 17/11, às 19h30.

Sarau Prelúdios Negros é um encontro de artistas pretos em busca. Novos ou veteranos. Convidamos artistas de múltiplas expressões da arte, formando assim uma cosmologia de ideias e desejos por essa vocalidade de corpas. Aquilombamento.

No Youtube do Memorial.

  • “Sarau do PSIA: 10 anos de poesia”, com Marcelo Rocha (Sarau Literário)
    Dia 19/11, às 19h30.

Em 2020, um dos mais importantes eventos de cultura popular de Governador Valadares completou 10 anos de atividades poéticas: O Sarau do Psia.
A proposta é realizar um sarau virtual com o poeta Marcelo Rocha, criador do Sarau, declamando poemas que fizeram parte dessa primeira década de poesia.

No Youtube do Memorial.

  • Léo Ferrera 15 anos (Música)
    Dia 18/11, às 19h30.

De volta ao intimista formato de voz e violão, é hora de comemorar de uma forma aconchegante e acessível os 15 anos de carreira do artista. O repertório é composto por uma seleção especial de suas canções autorais.

No Youtube do Memorial.

  • Palestra Cantada do Samba de Terreiro, com Camilo Gan (Música)
    Dia 21/11, às 16h.

Uma palestra conduzida através do canto, e da dança. As pessoas serão conduzidas a experimentarem corporalmente expressões rítmicas, contos (histórias) conectadas a origem do samba. Busca se também demonstrar a ampla importância da energia feminina na cultura de tradição afro brasileira.

No Youtube do Memorial.

 

As exposições Mestres Dançantes das Festas de Agosto, Pretas no Branco e Reinado de Chico Calu – Repertórios Sagrados da Irmandade Os Carolinos integram a programação especial.

Além desta programação, o mês de Novembro também conta com o Novemblack, uma programação especial feita pelo Educativo MMGV para o Mês da Consciência Negra.

Saiba mais clicando aqui.

Detalhes

Início:
1 novembro
Final:
30 novembro
VOLTAR