Diálogos Educativos

Compartilhe

Diálogos são premissas indispensáveis a qualquer projeto educacional. Em ambientes educativos é fundamental a troca e discussões de ideias. Assim, pensamos este espaço como mais uma possibilidade de nos aproximarmos do nosso público, principalmente professores e demais profissionais da educação. Aqui disponibilizaremos materiais de apoio pedagógico, artigos, ensaios e livros, escritos e produzidos pelos educadores e educadoras do Memorial. Além das nossas publicações, compartilharemos ações e estratégias de mediação desenvolvidas pelo Educativo com o intuito de que possam ser apropriadas e/ou ressignificadas pelos professores no ambiente escolar ou em outros espaços de educação. Esperamos que de alguma forma a educação museal possa reverberar em outros ambientes gerando novas formas e maneiras de aprender, fruir e usufruir as artes, as culturas e as histórias de Minas!

Zigzar: entre crianças e memórias

O livro Zigzar: Entre crianças e memórias, publicado em 2019, apresenta um panorama das potencialidades de mediação com crianças pequenas, usando diferentes materiais para conversar sobre as várias temáticas presentes no MMGV.

A criança pequena no espaço museal: experiências no MMGV

O artigo A criança pequena no espaço museal: experiências no MMGV teve como objetivo apresentar a proposta metodológica da mediação voltada para crianças pequenas.

A literatura infantil como recurso de mediação no contexto museal

O artigo A literatura infantil como recurso de mediação no contexto museal foi escrito para o XIII Jogo do Livro e III Seminário Internacional Latino-Americano.