fbpx
COOKIES
Utilizamos apenas os cookies essenciais para o funcionamento do nosso site. Ao continuar navegando você está ciente desta condição.
OK
Educativo MMGV

Criando diálogos no Memorial

O Programa Educativo do Memorial Minas Gerais Vale acolhe os públicos que visitam o museu – e acolher é mais do que receber. Significa entender as particularidades dos visitantes e, a partir daí, propor experiências que os conectem ao acervo museal.

Os educadores conduzem visitas mediadas, intervindo pontualmente, de acordo com o público, e estimulando interações com os conteúdos das salas de exposição – objetos, instalações, sons e imagens.

O Educativo também elabora e disponibiliza percursos temáticos de visitação, para grupos escolares e não escolares,  que compõem recortes do acervo e propõem uma experiência imersiva aos visitantes. São oito percursos oferecidos: Africanidades, Artes, Cartografia, Literatura, Mineiridades, Infância, República e Mulheres Geraes. Conheça mais sobre os percursos temáticos e agende uma visita em grupo clicando neste link. (link para Visite)

Quem visita o Memorial pode ainda ser surpreendido pelas intervenções pontuais dos educadores nos ambientes expositivos. Essas provocações criam diálogos e vivências entre os públicos e o museu.

 

Outros projetos

O programa Educativo desenvolve ações para públicos específicos, mas uma  atenção especial é dada à primeira infância. Bebês e crianças, em visitas escolares ou com suas famílias, participam de ações lúdicas e sensoriais propostas pelos educadores. Assim, aprendem brincando e explorando o museu.

Outro foco de atuação são as universidades. Com o apoio do Educativo, teses e dissertações que tenham relação com os temas e o acervo do Memorial se transformam em exposições exibidas no museu, criadas pelos próprios pesquisadores.

Conheça os projetos realizados pelo Educativo clicando neste link.

Praça da Liberdade, 640,
esquina com Rua Gonçalves Dias
Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil
30140-010 – (31) 3308-4000

Entrada gratuita

Horário de funcionamento

Terça a sábado, das 10h às 17h30, com permanência até as 18h
Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h

Agendamento de visitas

Para mais informações ligue (31) 3343-7317