Percursos temáticos

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As visitas são mediadas pela equipe do Educativo e a nossa proposta é de que não sejam apenas uma extensão de conteúdos escolares, mas experiências de aprendizagem, descoberta e encantamento, de aproximação com a arte, a história e a cultura de Minas Gerais.

É importante que o visitante sinta-se acolhido, perceba-se integrado e integrante, construindo identidades e sentidos de pertencimento.

Buscando dar mais sentido e significado às visitas, que duram em média uma hora e trinta minutos, definimos diversos percursos a partir de recortes temáticos, estando alguns ainda em processo de pesquisa e elaboração.

Estão disponíveis:

Africanidades e memória
Resgatar a cultura africana presente em Minas Gerais, percebendo e valorizando a diversidade étnico-cultural, assim como identificar e reconhecer as diversas formas de resistência como manifestações culturais.
Artes visuais, imagem e memória
Pretende inserir o visitante no cenário das artes visuais em Minas Gerais através da observação das modificações que as expressões artísticas sofreram ao longo do tempo, num movimento de aproximação à imagem como ferramenta discursiva e condensadora de significados em contextos históricos no quais se insere.
Cartografia e memória
Refletir sobre os espaços de ocupação do estado de Minas Gerais, o que significa repensar caminhos, seja pela forma geométrica traçada pela Comissão Construtora de Belo Horizonte ou pelas trilhas abertas, clandestinamente, pelos traficantes de escravos, em que a cor pálida do cerrado e as serras se mesclavam nas ilustrações dos disputados mapas das Minas Setecentistas. Nesse cenário de medo e disputa repensamos a concepção cartográfica de Minas Gerais.
Infância e memória
Potencializar, a partir de práticas lúdicas, o papel do museu como espaço de encantamento e formação. Ativar de forma criativa o diálogo entre a criança e os espaços expositivos do Memorial, criando situações em que ela possa vivenciá-los e experimentá-los.
Literatura e memória
Reside em agregar a leitura de textos ao espaço museal, numa perspectiva de identificação e reciprocidade, procurando estimular a sensibilidade estética, a imaginação e o senso crítico, ora em um contexto histórico específico, ora atribuindo-lhes outros sentidos.
Mineiridades
Discutir sobre a diversidade cultural do estado de Minas Gerais, entendendo valores e processos de transformações históricas e sociais.
República e memória
Problematizar a implantação da República no Brasil, identificando os conceitos, símbolos e espaços públicos que marcaram o ideal republicano em Minas Gerais. Refletir sobre as noções de cidadania, liberdade e democracia, ressaltando-se a história do prédio da antiga Secretaria da Fazenda de Minas Gerais que abriga atualmente o Memorial.