Política de acessibilidade e inclusão do Memorial Minas Gerais Vale
Reconhecimento e respeito à diversidade
Ampliação do conceito de acessibilidade – “espaço de todos e para todos” – não apenas como adequação do espaço físico / engajamento da equipe em promover experiências significativas aos visitantes – premissa norteadora do atendimento de qualquer tipologia de público.
Instigando todos os sentidos, considerando as características, potencialidades, dificuldades e os interesses de cada visitante, cria-se o ambiente propício à experimentação e à construção de conhecimento.
A mediação como forma de inclusão.
- Gratuidade
O acesso ao Memorial Minas Gerais Vale é gratuito, tanto para visitação, quanto para os eventos previstos na programação.
- Estrutura Física
Acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida nos ambientes do Memorial.
Acesso para usuários de cadeiras de rodas e de carrinhos de bebê pelo portão lateral do prédio (rua Gonçalves Dias), sinalizado, com elevador.
Disponibilização de 4 (quatro) cadeiras de rodas em tamanhos diferentes, sendo 2 (duas) para crianças e 2 (duas) para adultos.
Elevador para o acesso a todos os andares: sinalização em braile e alto relevo que indica o andar, tanto nas botoeiras internas, quanto no lado de fora, em cada piso; anúncio verbal; dispositivo de comunicação para pedido de auxílio (botão amarelo); barras de apoio.
Bebedouros instalados em todos os pisos, seguindo as normas de acessibilidade.
Banheiros em todos os pisos adaptados para deficientes físicos, de uso individual e sem distinção de gênero.
Fraldário disponível (no 1º piso).
Obs.: Como a edificação é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – Iepha, as intervenções estruturais e adaptações do espaço são limitadas.
- Site
Site construído de forma amigável para utilização de ferramentas de acessibilidade já disponíveis nos navegadores.
Permite a navegação por meio de chaves de acesso para pessoas com dificuldade de utilização do mouse.
Versão também em inglês e espanhol.
- Ferramentas digitais
Guia multimídia: foi desenvolvido pelo Memorial para melhorar a experiência do visitante no espaço. Está instalado em tablets disponibilizados gratuitamente aos visitantes. Permite a acessibilidade de deficientes auditivos alfabetizados na linguagem convencional (por meio de legendas). Disponível também em inglês e espanhol. Facilita a visitação do público espontâneo, permitindo a escolha de conteúdo e de percursos temáticos.
O guia multimídia também tem um conteúdo especialmente produzido para o público infantil, que pode realizar a visita de forma mais interativa. Florinda, a personagem virtual criada para essa versão, acompanha a criança no percurso desenhado especificamente para ela, tornando-o mais divertido e curioso.
App: o visitante também poderá baixar o guia gratuitamente em seu smartphone ou tablet (iOS e Android).
Visita virtual
Disponível na Internet, a visita virtual leva todo o conteúdo do Memorial Minas Gerais Vale, inclusive os vídeos das salas, às pessoas que não podem visitar o espaço em Belo Horizonte.
Disponível em cinco idiomas, português, inglês, francês, espanhol e Libras, permitindo o acesso do deficiente auditivo alfabetizado na Língua Brasileira de Sinais.
- Programação cultural e educativa
O Memorial Minas Gerais Vale tem uma abordagem de conteúdo de programação cultural e de ações educativas para acolher os diferentes públicos.
A proposta tem sido inserir na programação cultural e educativa práticas e ações cada vez mais inclusivas, oferecendo oportunidades iguais de acesso à cultura, independentemente de classe social, nível de escolaridade, idade, gênero, deficiência.
Com essa premissa, o Memorial lançou, em 2017, o Diversidade Periférica – projeto que visa à inclusão na programação de artistas da periferia de Belo Horizonte e RMBH, por meio de uma curadoria formada por agentes dessas comunidades. Em 2018, o projeto realizou 12 apresentações envolvendo 176 artistas e se consolidou como já partícipe do Plano Anual do MMGV. Em 2019, foram realizadas seis edições que contavam com shows, apresentações de dança e teatro e rodas de conversa.
Assista ao vídeo da Mostra Diversidade Periférica: https://bit.ly/2vrZwZH.
Em 2019, o Educativo do Memorial Vale lançou a publicação Zigzar – Entre Crianças e Memórias, que traz a experiência da equipe no atendimento e desenvolvimento de atividades para a primeira infância, desde 2013, quando foi idealizado o projeto Museu lugar de criança. Desde 2018, ações específicas para bebês e seus familiares passaram a ser oferecidas com frequência na grade de programação do espaço.
O MMGV participou, desde a sua criação, do projeto Território Negro da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, desenvolvendo o eixo temático Africanidades e Memória, além do Africanerê, com abordagem para o público infantil. Em 2016, o Memorial recebeu o Prêmio Ibermuseus pelo projeto Memorial Itinerante Africanidades. E assim itineramos, desde então, pelo interior do Estado, com o total de nove cidades, levando exposição e formação para professores e agentes culturais locais com a discussão sobre as questões étnico-raciais.
Assista ao vídeo do Memorial Itinerante Africanidades: https://bit.ly/2HXWC5h
Dentro da programação são estabelecidas parcerias e realizados diversos eventos com foco na inclusão. Em 2017, o maior evento da programação do MMGV, o Boa Noite Memorial, teve como tema “A Periferia e sua Diversidade” e, em 2018, a diversidade pautou novamente a programação.
Em relação à inclusão de grupos LGBTQI, diversas ações e eventos compõem a programação do espaço desde 2014, quando foi realizada a exposição Elas Madalenas, de Lucas Ávila, retratando o cotidiano de travestis, transexuais, drag queens e demais pessoas com vivência na transgressão de gêneros, além do I Ciclo Transgressões no Museu, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SMED).
- Treinamentos
A equipe do MemorialVale, em sua totalidade, participa de treinamentos com o objetivo de se preparar para receber da forma mais adequada os diferentes públicos do espaço. Em especial, a equipe do Educativo participa frequentemente de seminários, palestras e cursos para desenvolver formas de mediação e materiais que proporcionam o enriquecimento da visita para públicos com necessidade específicas.
A cada ano, o espaço estabelece parcerias com diferentes instituições que atendem pessoas com necessidades especiais e oferece transporte e lanche para viabilizar as visitas ao espaço; para a preparação das visitas, a equipe do Educativo passa por formações específicas que tem como objetivo promover a essas pessoas uma experiência rica e marcante no Memorial.