Memorial Itinerante Africanidades

Compartilhe

Exposição Itinerante ‘Africanidades’ chega a Nova Lima

Mostra já percorreu oito cidades e faz parte das ações de democratização do Memorial Vale

Nova Lima recebe a partir desta terça-feira (20) o Memorial Itinerante – Africanidades, projeto que leva à população do interior do estado um recorte do Memorial Minas Gerais Vale, localizado na capital mineira. A mostra, que vai até o dia 29 de março de 2019, pretende ampliar a discussão e a reflexão a respeito das questões étnico-raciais, propondo ações de fortalecimento das identidades e apropriação das matrizes africanas presentes na sociedade brasileira.

A exposição gratuita, realizada em parceria com a Prefeitura de Nova Lima, ficará na Casa de Cultura Professor Wilson Chaves de segunda a sexta, das 9h às 18h. A iniciativa inclui exposições em painéis, equipamento audiovisual e peças de acervo, além de um programa de formação em relações étnico-raciais para profissionais da área de educação e cultura. A exposição temporária será composta por uma reprodução de seis ambientes do Memorial Minas Gerais Vale, que dialogam com a presença da cultura africana na formação de Minas Gerais.

A exposição já passou pelas cidades de São Gonçalo do Rio Abaixo, Rio Piracicaba, Barão de Cocais, Itabira, Mariana, Catas Altas, Ouro Preto e Aglomerado da Serra em Belo Horizonte.