Referências

Referências

ALVES, David. Candombe: escritos de um capitão. ARAUJO, Ridalvo Felix (Org.). Belo Horizonte: Viva Voz/FALE (UFMG), 2017.

ARAUJO, Ridalvo Felix de. Na batida do corpo, na pisada do cantá: inscrições poéticas no coco cearense e candombe mineiro. Dissertação (Mestrado) –Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2013.

ARAUJO, Ridalvo Felix de. Candombe mineiro: É d’ingoma/ Saravano tambu/ Peço licença/ Pro meu canto firmá. Tese (Doutorado) –Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2017.

CASTRO, Yeda Pessoa de. Falares africanos na Bahia: um vocabulário afro-brasileiro. 2. ed. Rio de Janeiro: Topbooks, 2005.

LUCAS, Glaura. Os sons do rosário: o congado mineiro dos Arturos e Jatobá. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

MARTINS, Leda Maria. Afrografias da memória: o reinado do Rosário no Jatobá. Belo Horizonte: Mazza Edições, 1997.

MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo e da memória: os Congados. Revista O Percevejo. Rio de Janeiro, ano 11, n. 12, p. 68-83, 2003.

MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar. In: RAVETTI, Graciella; ARBEX, Márcia (Org.). Perfomance, exílio, fronteiras: errâncias territoriais e textuais. Belo Horizonte: POSLIT/UFMG, 2002. p. 69-91.

RIBEIRO, Maria de L. Borges. O jongo. Rio de Janeiro: FUNARTE/Instituto Nacional do Folclore, 1984. (Cadernos de Folclore, 34).