Convocatórias Memorial Vale: confira os trabalhos realizados

Convocatórias é um edital do Memorial Minas Gerais Vale de seleção de propostas inéditas para ocupação da programação do museu de forma virtual e presencial. Pensado e articulado durante a pandemia, o edital busca estimular artistas e produtores a conceber e a executar ações culturais preferencialmente em ambientes virtuais para a ocupação dos canais de comunicação do museu.

O objetivo principal da proposta é promover artistas de diferentes localidades mineiras e dar oportunidades de acesso e inclusão a pequenos produtores fora do eixo metropolitano de Belo Horizonte, levando mais diversidade à programação cultural do Memorial Vale.

 

Teatro-filmado Festa no Céu, da Companhia Dois em Um

Festa no Céu é um trabalho inédito dirigido pelo artista Dê Jota, contando com a atuação, a manipulação de personagens e objetos de Thalis Vilas Dama e a produção executiva de Lucas Prado. As personagens e figuras utilizadas no trabalho foram confeccionadas pelos artistas Thalis Vilas Dama e Dê Jota. A dramaturgia da obra bebe da fonte dos contos folclóricos, do universo mitológico das divindades e da fauna brasileira.

 

Espetáculo filmado “A Mala”, da Casa Circo Gamarra

O palhaço Cloro traz o circo na mala. É só chegar, abrir, e muitas surpresas e alegrias vão acontecer. Um circo mambembe, de um homem só, com uma mala, a magia circense, ao som de uma música de Tango.

Diego Gamarra (Palhaço Cloro) é um artista circense, argentino, radicado em Belo Horizonte há 16 anos, com 23 anos de atuação na área cultural. Já se apresentou em diversos festivais, encontros e projetos culturais na América latina, Centro-América e Europa.

Realizou trabalhos humanitários em zonas de risco (já se apresentou na maioria das comunidades de Belo Horizonte), áreas de catástrofes (percorreu com a alegria do palhaço diversas escolas que funcionaram como albergue após a inundação do Rio Paraná e Salgado em 2004 na Argentina). Idealizou e construiu a Casa Circo Gamarra, espaço cultural localizado na Vila Dias, numa área de vulnerabilidade social, onde promove diversos eventos artísticos com acesso gratuito, bem como oficinas, intercâmbio e compartilhamento artístico também gratuito.

 

Documentário Casa de Vó, de Bernardo Silvino

A casa dos nossos avós evoca várias memórias de um momento muito único de nossas vidas. As lembranças, os cheiros, os sabores e os conselhos e conversas duram para sempre. Casa de Vó é o registro de uma conversa de uma avó de 88 anos com seu neto.

Ficha Técnica
Direção, Roteiro, Fotografia e Montagem: Bernardo Silvino
Trilha Sonora: Matheus Fleming
Edição e Supervisão de Som: Thacio Palanca

 

Performance Filmada Tato, de Leticia Nabuco

Leticia Nabuco atua nas áreas da dança e performance, com incursões em teatro e vídeo. Interessa-se especificamente pelo cruzamento de linguagens, a relação corpo/cidade, questões políticas/corporais envolvidas nas relações dos diversos contextos em que atua e jogos de
parceria e dependência com o público. Nasceu no Rio de Janeiro, mora e trabalha criando pontes entre Juiz de Fora/MG e diversos outros territórios desde 2006, quando fundou na cidade o Diversão & Arte Espaço Cultural, que investe na formação e nas transformações do cenário artístico local.

 

 

Espetáculo de dança Habanera – Coaduna Cia. de Dança

Habanera é uma peça dançante, que propõe recriar um baile de salão da segunda metade do século XIX em Cuba e transportá-lo para os tempos atuais, incorporando elementos espaciais e movimentos
contemporâneos, instigando a reflexão de temas vigentes como lugar das diversas formas de se relacionar.

A Coaduna Cia. de Dança é formada por profissionais da dança com diversidade de formação técnica e corporal. O grupo cria performances para diferentes formas de ambientes, tanto físicos como virtuais, em construção coletiva e dirigida por Dadyer Aguilera e Danielle Pavam.

 

Origens, de Lucas Luis e Marcelo Fonseca

Inspirado pelo movimento antropofágico e através de sincretismos culturais, Origens busca assimilar e absorver influências de diversos gêneros, a fim de divulgar uma obra musical nova, vanguardista,
multifacetada, diversa e singular. O vídeo conta com 4 músicas instrumentais autorais.

Origens é resultado de uma jornada de mais de duas décadas dedicadas ao universo musical, ao estudo aprofundado da música, da história e da cultura, e à exploração de uma vasta gama de gêneros, ritmos e sons. Durante todo esse tempo, Lucas Luis e Marcelo Fonseca mergulham na imensidão da música, absorvendo suas influências, acumulando conhecimento, associando ideias, replicando e aprimorando a própria expressão musical.

 

 

Banda Pelos apresenta “Atlântico Corpo”

Pelos apresenta músicas do álbum Atlântico Corpo, registradas ao vivo na Galeria Resistor, em Belo Horizonte.

Em atividade desde 1999, a banda Pelos surgiu em Belo Horizonte. O grupo traz em sua discografia os álbuns Atlântico Corpo (2022), Paraíso Perdido nos Bolsos (2017), Olho do Mundo (2012), Pelos-Um Filme Ensaio (2010) e Memorial dos Abismos (2008). Ao longo de seu percurso, a banda se apresentou em diversos e históricos espaços culturais belorizontinos, bem como em eventos tradicionais do calendário da cidade, tais como Festival de Arte Negra, Festival Internacional de Teatro, VAC, Transborda, Conexão, Outro Rock, BH Tatoo, Teatro Francisco Nunes, Sesc Palladium, Serraria Souza Pinto, Cine Theatro Brasil, A Obra, Matriz, entre outros. A trupe também já se aventurou em palcos do Rio de Janeiro e São Paulo.

 

 

Show Rio de Mim, com Gerson Marques

O cantor e compositor Gerson Marques apresentou ao público o show de lançamento do álbum autoral Rio de Mim em 2022. Esse vídeo é um fragmento desse show e utiliza o Rio como alegoria para representar sua história, vida, emoções e sentimentos.

 

 

Um Vídeo Poema Sobre Mar, de Dayane Lacerda

A maternidade é um furacão de águas geladas, ondas gigantes e silêncio de Lua cheia no mar. A maternidade é afeto de bicho e exclusão de macho. Em uma sociedade dominada pelo machismo e o patriarcado, a maternidade é resistência diária, criação contínua e poesia em construção.

Dayane Lacerda é artista e pesquisadora, doutoranda em saúde coletiva pela Fiocruz/Minas. Busca relacionar as performances poéticas ao cuidado em saúde mental. Mestre em Artes da Cena pela UFMG e graduanda em Teatro pela mesma universidade.

 

 

O Espírito da Grande Baobá: Contação de História com Ariane Maria

Mergulhar nas histórias das grandes Baobás é uma aventura sábia e cheia de mistérios. Nessas histórias encontramos fundamentos ancestrais sobre as formas de organização de algumas comunidades africanas. É possível salvar toda uma comunidade com a força da coletividade. E isso que a história da Grande Baobá sopra por aí!

Ariane Maria é uma artista interiorana que vive em Belo Horizonte desde 2017. É atriz-pesquisadora, estudante de teatro pela UFMG e contadora de histórias, vivenciando os aprendizados da capoeira de Angola e aprendiz de sambadeira.

 

 

Por que o Morcego Só Voa de Noite: Contação de História com Ariane Maria

Alguém sabe por que o morcego só aparece à noite? Desta vez, iremos ouvir uma possível história sobre esse bicho que aparece nas paisagens escuras, sobrevoando nossas cabeças.

Ariane Maria é uma artista interiorana que vive em Belo Horizonte desde 2017. É atriz-pesquisadora, estudante de teatro pela UFMG e contadora de histórias, vivenciando os aprendizados da capoeira de Angola e aprendiz de sambadeira.

 

 

O Sonho da Tartaruga: Contação de História com Ariane Maria

Esta história é sobre o dia em que a tartaruga teve um sonho extraordinário. É sobre uma árvore com um nome diferente e o desejo de chegar a um lugar misterioso. Se o lugar misterioso foi encontrado, ainda não se sabe, o que se sabe é que se você olhar pra trás, pode esquecer o nome da árvore.

Ariane Maria é uma artista interiorana que vive em Belo Horizonte desde 2017. É atriz-pesquisadora, estudante de teatro pela UFMG e contadora de histórias, vivenciando os aprendizados da capoeira de Angola e aprendiz de sambadeira.

 

 

As Sementinhas de Gigantes: Contação de História com Ariane Maria

As Sementinhas de Gigantes é uma história africana, que conta sobre o surgimento da árvore Baobá. Esse ser que traz tantos e tantos fundamentos das culturas africanas e que segue cantando sabedorias há muito e muito tempo.

Ariane Maria é uma artista interiorana que vive em Belo Horizonte desde 2017. É atriz-pesquisadora, estudante de teatro pela UFMG e contadora de histórias, vivenciando os aprendizados da capoeira de Angola e aprendiz de sambadeira.

 

 

A Princesa, a Chuva e o Fogo: Contação de História com Ariane Maria

Existia uma princesa tão linda, mas tão linda, que as pessoas diziam que era a mais linda de todo o mundo. Essa moça era tão bonita que a chuva e o sol quiseram se casar com ela. E agora? Com quem a princesa vai se casar, será que ela se casou com a chuva e com o sol?

 

Moda de Viola: Irmãos Parreu na Praça

A dupla de violeiros nasceu de um sonho de criança, quando trabalhava na roça no serviço braçal, e já havia ali uma enorme vontade de cantar, porém, naquela época eles não tinham como abandonar o trabalho. Assim, não tiveram escolha a não ser trabalhar e ajudar os pais. Contudo, os anos se passaram, e só agora na terceira idade o sonho se realizou através das composições autorais de histórias vividas pelos artistas na lida na roça, que hoje são canções de bastante sucesso na região, engrandecendo a cultura de moda de viola caipira.

 

Performance sonora Casa de Barros, com Duo Tapuya

Casa de Barros é uma performance sonora do Duo Tapuya, das multiartistas Mo Maie e Thaiz Cantasini. Com lançamento previsto para o mês de setembro, em formato de vídeo, tem duração de 40 minutos. É um experimento sonoro com músicas compostas por Mo Maie e Thaiz Cantasini, que integram o lab. duotapuya.

 

Kiriri Tuxá: Colagem de Imagens e Sons dos Povos Originários do Brasil, de Nélio Costa

Kiriri Tuxá é uma colagem de imagens e sons que homenageia os povos originários do Brasil, suas manifestações artísticas, musicais e culturais. É uma tentativa de representar a diversidade cultural desses povos e sua contribuição para a nossa cultura, no vocabulário, na alimentação e na rica tradição mística desses povos. O vídeo foi originalmente criado para exibição em um festival de videomapping.

A versão atual foi adaptada para ser visualizada em qualquer formato ou janela de exibição. É um trabalho aberto, um “work in progress” que receberá acréscimos e transformações constantes.

Nélio Costa é pesquisador e realizador audiovisual, com trabalhos no
campo dos documentários e da videoarte. Desenvolve também ações no campo da arte urbana e do ativismo, realizando projeções de imagens nas empenas de prédios da cidade. Atualmente está cursando doutorado em Media Artes.

 

Os Benefícios do Tabaco – Dialogando com a Obra de Tchékhov, com João Santos

A mídia tradicional ainda hoje repercute uma série de pesquisas que apontam possíveis males que o hábito de fumar, em excesso, pode causar. A quem interessa essa narrativa? A indústria do tabaco emprega, movimenta a economia, e esta planta, cujo consumo é ancestral, também possui propriedades que – pasmem! – podem trazer uma série de benefícios. Explorando o formato conferência e dialogando com um conhecido texto de Tchékhov, João Santos investiga, neste trabalho, as engrenagens da desinformação.

Artista e pesquisador, ele brinca neste projeto com o embaralhamento da realidade desde o seu título, que subverte o nome da conhecida obra de Anton Tchékhov (“Os Malefícios do Tabaco”, 1886).

 

Crônicas da Rua: Quatroloscinco Lê Eid Ribeiro

“Sei que me afasto cada dia mais da realidade, mas sonhar não custa nada. Pelo menos por enquanto.” – Eid Ribeiro

Concebida e realizada pelo grupo Quatroloscinco, em parceria com o diretor e dramaturgo Eid Ribeiro e o artista audiovisual Fábio Gruppi, a leitura dramática “Crônicas da Rua” mescla teatro e videoclipes para mergulhar nas crônicas publicadas por Eid no jornal O Tempo no final da década de 1990. Os textos trazem um olhar crítico e particular sobre Belo Horizonte, sobre os costumes da época e sobre o progresso urbanizador que endurece a cidade. A leitura joga luz para a escrita sagaz e irônica de Ribeiro e mostra uma produção pouco conhecida do diretor e dramaturgo que é um dos mais prestigiados nomes do teatro mineiro.

Ficha técnica:
Produção e realização: Grupo Quatroloscinco – Teatro do Comum
Concepção e atuação: Assis Benevenuto, Ítalo Laureano, Marcos Coletta e Maria Mourão
Textos: Eid Ribeiro
Filmagem e videoclipes: Fábio Gruppi

Voltar

Praça da Liberdade, 640,
esquina com Rua Gonçalves Dias
Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil
30140-010 – (31) 3308-4000

Entrada gratuita

Horário de funcionamento

Quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h.

Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h.

Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h.

Agendamento de visitas
Para mais informações ligue (31) 3343-7317