Memorial em movimento
A atuação do Memorial Minas Gerais Vale não se limita ao seu edifício-sede. As mostras itinerantes Africanidades e Mineiridades, idealizadas pelo Programa Educativo, levam recortes expositivos e temáticos do acervo do museu às cidades mineiras, sempre com visitação gratuita.
Também são realizados encontros de formação dos temas e troca de experiências entre o Memorial e os educadores, professores e agentes culturais locais.
As itinerâncias fazem parte das ações de democratização e de ampliação do acesso ao Memorial.
Criada em 2015, a mostra itinerante Africanidades discute as questões étnico-raciais e os aspectos relacionados à matriz africana e sua influência na sociedade brasileira.
A exposição temporária reúne painéis, vídeos e peças do acervo que abordam a temática negra, vindos de seis salas do Memorial: Celebrações, Vale do Jequitinhonha, Fazenda Mineira, Vilas Mineiras, Povos Mineiros e Sebastião Salgado.
A mostra já circulou por nove cidades mineiras, junto ao programa de formação em relações étnico-raciais para educadores e professores locais.
A itinerância Africanidades venceu a 6ª edição do Prêmio Ibero-Americano de Educação e Museus do Programa Ibermuseus, em 2015. A mostra também deu origem à publicação Memorial Itinerante Africanidades, que aborda a cultura negra e o continente africano.
Desde 2017, o Memorial realiza a mostra itinerante Mineiridades, seguindo o êxito do projeto Africanidades. O objetivo, aqui, é compartilhar as identidades do “ser mineiro” pelo interior de Minas.
A mostra utiliza recortes do acervo do Memorial, das salas Barroco Mineiro, Celebrações, Fazenda Mineira, Caminhos e Descaminhos e Vale do Jequitinhonha. A itinerância Mineiridades também integra a história das cidades por onde passa, como forma de valorizar a cultura e as tradições locais.
O projeto já visitou 12 municípios do estado. Os encontros de formação com professores e educadores locais resultaram na publicação do livro Mirabilia em carro de boi – Tecendo identidades no Memorial Minas Gerais Vale, cuja finalidade é pedagógica, abordando o trabalho educacional em museus.
Praça da Liberdade, 640,
esquina com Rua Gonçalves Dias
Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil
30140-010 – (31) 3308-4000