Coleção de santinhos

   

COLEÇÃO DE SANTINHOS

Em constante desenvolvimento, a coleção presente na entrada principal da casa consiste de um mural construído na parte externa, ao lado da porta de entrada. Utilizando impressos confeccionados como notas de falecimento, Milton cria um painel, como se fosse um altar, pregando um ao lado do outro, na parede da entrada principal da casa. O material utilizado para a montagem das notas de falecimento é a fotografia, e para compreendermos seu valor simbólico enquanto parte do rito da morte e como representação do morto em vida é necessário refletir sobre os papéis da fotografia durante sua evolução tecnológica. A imagem escolhida para a construção do santinho provavelmente saiu de um arquivo de imagens do morto, seu álbum de fotografias.

A fotografia tem a característica de congelar um momento, ela registra uma fração de segundo em imagem e o eterniza, porém ela não consegue capturar todas as informações necessárias para ser considerada um registro real do passado, e seria papel da memória fazer com que aquele acontecimento fosse recordado.

“A Fotografia não rememora o passado. O efeito que ela produz em mim não é o de restituir o que é abolido, mas de atestar que o que vejo de fato existiu.” (BARTHES, 2015, pg.71)