Conheça os ambientes

Compartilhe

O Memorial é dividido em três pavimentos e não há uma sequência determinada para percorrer os espaços. O visitante tem total liberdade para fazer o seu próprio roteiro.

Nas 31 salas que compõem o local a tecnologia é usada em conjunto com objetos e cenários tradicionais para criar um espaço rico e futurista.

Para recuperar a luminosidade de grande parte do edifício e criar um espaço de articulação entre as salas expositivas, o pátio interior central recebeu um jardim e o antigo telhado que cobria o espaço foi substituído por uma cobertura em vidro.

Em todos os pisos há educadores disponíveis para auxiliar os visitantes.


 

Primeiro piso

No primeiro piso as mais variadas mídias se reúnem para mostrar a vida e a obra de artistas símbolos de Minas Gerais. Nesse piso, se encontram também os espaços de convivência: Café do Memorial, que inclui mostra de cachaças, moda e exposições fotográficas, Cyber Lounge, Espaço Ler e Ver e Midiateca.

Café do Memorial
Carlos Drummond de Andrade
Espaço Ler e Ver
Guimarães Rosa
Jardim
Lygia Clark
Midiateca
Sebastião Salgado

Segundo piso

No segundo piso as heranças históricas conduzem o visitante a uma viagem pelos elementos que constituem a identidade mineira: as cidades mineiras, a vida dos mineiros no passado, sua formação, suas famílias e os homens públicos do Estado.

A família mineira
A fazenda mineira
Barroco sagrado e profano
Caminhos e descaminhos
Casa da ópera
Histórias de Belo Horizonte
Minas rupestre
O povo mineiro
Panteão da política mineira
Vilas Mineiras

Terceiro piso

O terceiro piso do Memorial Minas Gerais Vale apresenta espaços de visitação, galerias para exposições temporárias de novos talentos de Minas Gerais, um auditório para eventos culturais e educativos diversos como espetáculos, cinema, palestras e apresentações musicais, dentre outros. Neste piso se encontra ainda o Corredor das Artes com registros de grandes artistas mineiros das artes plásticas e espaços culturais do Estado.

Auditório
Celebrações
Corredor das artes
Espetáculo mineiro
Modernismo mineiro
Sala Vale
Salas de exposição temporária
Vale do Jequitinhonha