fbpx
COOKIES
Utilizamos apenas os cookies essenciais para o funcionamento do nosso site. Ao continuar navegando você está ciente desta condição.
OK
Visite o Memorial

O Memorial Minas Gerais Vale permanece fechado para visitação presencial, ainda sem previsão de retorno. Desde o início do isolamento social, o espaço, que integra o Instituto Cultural Vale, vem se dedicando à manutenção da conexão com o público por meio de ações culturais e educativas em seus canais digitais. Aproveite a nossa programação virtual!

Acompanhe a programação on-line nos nossos canais no Instagram (@memorial.vale), Facebook (@MemorialVale) e YouTube (@memorialvale).

Funcionamento

Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Bairro Savassi. Belo Horizonte – MG.

 

Dias e horários de funcionamento

A visitação ao MMGV é gratuita.

Terça a sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h.

Quinta: das 10h às 21h30, com permanência até as 22h.

Domingo: das 10h às 15h30, com permanência até as 16h.

Como chegar

De carro: pela Rua da Bahia, Avenida João Pinheiro, Avenida Brasil, Avenida Bias Fortes ou Avenida Cristóvão Colombo.

O Memorial não tem estacionamento, mas há vagas para estacionamento rotativo nas ruas  e nos estacionamentos particulares da região.

De ônibus: para informações sobre horários e trajetos dos ônibus que servem à Praça da Liberdade, onde se localiza o Memorial, acesse www.bhtrans.pbh.gov.br .

Ou clique neste link e consulte as linhas de ônibus que dão acesso ao Memorial.

Orientações importantes para a sua visita:

  • Guarde bolsas, mochilas e sacolas no guarda-volumes da recepção.
  • É permitido fotografar, mas não use o flash.
  • Não é permitido utilizar o celular dentro das salas.
  • Evite falar alto, gritar ou correr.
  • Não se escore nas pilastras, corrimões e vidraças.
  • Só toque nos cenários e peças onde houver o adesivo indicativo.
  • Evite o uso de sapatos com salto: o piso do Memorial é histórico, tombado e frágil em certos pontos.
  • Consumo de bebidas e alimentos é restrito ao Café do Memorial e, em ocasiões específicas, na sala Ler + Ver, apenas com prévia autorização do espaço.
  • Não é permitido produzir fotos ou vídeos para fins comerciais ou profissionais no Memorial.

 

Empréstimo de equipamentos

Para a visitação, o Memorial oferece equipamentos de áudio e tablets aos maiores de 16 anos. Para os demais visitantes, o empréstimo é de responsabilidade do acompanhante maior de idade.

 

Educativo

Há educadores do Memorial em todos os pisos para orientar sua visita e responder às suas dúvidas.

 

Participe das Sessões Dialogadas

Nossos educadores realizam ações em salas do Memorial, estimulando diálogos e novas leituras do acervo. Fique de olho nos horários!

Sábados: às 14h e às 15h.

Domingos: às 12h, às 14h e às 14h30.

 

Mais informações

Para dúvidas ou mais informações, entre em contato com o Memorial.

Tel.: (31) 3308-4000

E-mail: memorial@memorialvale.com

Kit da infância

Para a criançada

Disponibilizamos o “Kit da Infância” para crianças de até 12 anos explorarem as salas temáticas de forma leve e interativa, junto aos pais. O  material inclui lanterna, mapa, lupa, espelho e binóculo.

Os familiares e as crianças  podem solicitar o kit na recepção do Memorial e devolver ao final da visita.

Agende sua visita

O Memorial Minas Gerais Vale permanece fechado para visitação presencial, ainda sem previsão de retorno. Desde o início do isolamento social, o espaço, que integra o Instituto Cultural Vale, vem se dedicando à manutenção da conexão com o público por meio de ações culturais e educativas em seus canais digitais. Aproveite a nossa programação virtual!

O Memorial realiza visitas mediadas gratuitas para grupos escolares e não escolares. Toda a visitação é conduzida por educadores e aborda temas que se relacionam ao acervo do museu. O agendamento dessas visitas também é gratuito.

 

Agende a visita do seu grupo escolar

As visitas de turmas escolares são realizadas entre terça e sexta, com agendamento prévio.

Faça o agendamento pelo telefone (31) 3343-7317, das 9h às 19h, de segunda a sexta.

Você pode escolher um percurso temático para a visita da sua escola. Consulte, no final desta página,  os percursos oferecidos pelo Memorial.

E confira no link a seguir as orientações para a visita de grupos escolares. (link: http://memorialvale.com.br/wp-content/uploads/2017/07/orientacoes-visitas-escolares.pdf)

 

Agende a visita de turmas EJA ou de instituições de outros municípios

As visitas aos sábados estão reservadas para as turmas EJA ou instituições de fora de Belo Horizonte, com agendamento prévio. Importante ressaltar que esses grupos também podem agendar visitas durante a semana.

Faça o agendamento pelo telefone (31) 3343-7317, das 9h às 19h, de segunda a sexta.

Você pode escolher um percurso temático para a visita da sua instituição. Consulte abaixo os percursos oferecidos pelo Memorial.

E confira no link a seguir as orientações para a visita de escolas e instituições. (link: http://memorialvale.com.br/wp-content/uploads/2017/07/orientacoes-visitas-escolares.pdf)

Agende a visita do seu grupo (não escolar)

As visitas de grupos não escolares são feitas entre terça e sexta, com agendamento prévio.

Faça o agendamento pelo telefone (31) 3343-7317, das 9h às 19h, de segunda a sexta.

Você pode escolher um percurso temático para a visita do seu grupo. Consulte abaixo os percursos oferecidos pelo Memorial.

E confira no link a seguir as orientações para a visita. (link: http://memorialvale.com.br/wp-content/uploads/2017/07/orientacoes-visitas-nao-escolares.pdf)

Percursos Temáticos

Conheça nossos percursos temáticos

O Memorial disponibiliza percursos temáticos de visitação para os grupos,  que se compõem de recortes do acervo e exploram, a fundo, temas predefinidos, com a mediação dos educadores do museu.

Consulte abaixo os percursos oferecidos para a sua visita.

Africanidades: aborda as culturas e as histórias do continente africano e a diversidade étnico-cultural em Minas Gerais.

Artes: aborda as obras de arte – do barroco ao contemporâneo – dentro do contexto em que foram criadas, por meio de observações e explorações sensoriais.  

Cartografia: propõe uma jornada pelos caminhos de Minas, entre montanhas, rios, grutas e fazendas. Pelos mapas, conhecemos a história do estado e de seus povos.

Literatura: aborda as identidades mineiras por meio da linguagem, das palavras e das narrativas de escritores como Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa e muitos outros.

Mineiridades:      explora o “ser mineiro” em toda a sua complexidade, por meio de sons e de representações como as rodas do carro de boi, tambores do congado, pilão fazendo farinha e outros.

República:      resgata os debates sobre a república em Minas Gerais e como as ornamentações, detalhes da arquitetura e afrescos do antigo prédio da Secretaria de Estado da Fazenda refletem os ideais de liberdade e democracia.

Mulheres Geraes: aborda as questões de gênero e suas relações com a história e a cultura de Minas Gerais, propondo um olhar sobre as contribuições femininas para a construção do estado.

Infância: pode abordar os conteúdos dos outros percursos, explorando diálogos, estéticas, olhares e sensações com crianças de 3 a 6 anos, de modo a contribuir para a sua formação histórica, cultural e social.

 

Praça da Liberdade, 640,
esquina com Rua Gonçalves Dias
Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil
30140-010 – (31) 3308-4000

Entrada gratuita

Horário de funcionamento

Temporariamente fechado

Agendamento de visitas

Para mais informações ligue (31) 3343-7317