PERGUNTO COISAS
AO BURITI;
E O QUE ELE
RESPONDE É: A
CORAGEM MINHA.
BURITI QUER TODO
AZUL, E NÃO SE
APARTA DE SUA ÁGUA
–
CARECE
DE ESPELHO.
João Guimarães Rosa,
Grande Sertão: Veredas
O rio Peruaçu nasce em uma majestosa vereda: a Vereda do Peruaçu. É ali que as águas desse rio iniciam seu percurso de aproximadamente 100 quilômetros até seu deságue no rio São Francisco.
Você já ouviu falar na palavra vereda? Sabe o que significa? Vereda quer dizer caminho, passagem. No Cerrado, as veredas funcionam como corredores ecológicos para os animais e como lugar de morada e vida para muitos grupos humanos.
As veredas são um dos subsistemas do Cerrado, bioma brasileiro que ocupa cerca de um terço do território nacional. No discurso corrente, o Cerrado é frequentemente reduzido a um ambiente seco e destituído de vida. No entanto, alguns dos principais aquíferos do Brasil - Guarani, Bambuí e Urucuia –, os quais alimentam importantes rios do continente sul-americano estão concretamente guardados sob os solos deste bioma – o que faz com que o Cerrado seja conhecido como “berço das águas”.
As veredas estão geralmente presentes nas áreas deprimidas das chapadas ocupadas por fluxo lento de água. A água ali presente decorre do afloramento do lençol freático. Ainda que se assemelhe a um brejo de águas paradas, nas veredas as águas correm velozmente rumo ao encontro de rios, riachos e ribeirões, cuja retroalimentação depende intimamente da dinâmica operada nos solos destes ambientes.
Se você chegou até aqui, é possível que tenha percebido que nos ambientes de vereda, a presença dos Buritis é marcante! Essa espécie de palmeira auxilia na retenção de água no solo. Sempre em fileiras, o Buriti é companheiro fiel da vereda. Por isso, pode saber: “onde tem buriti, tem água!”.