Um dos mais longevos festivais de dança contemporânea do Brasil, o “Dança em Trânsito”, será uma das atrações do Memorial Vale de 14 a 16 de julho, com apresentações de artistas e grupos internacionais e brasileiros. O projeto tem patrocínio do Instituto Cultural vale.
Veja a programação do Dança em Trânsito, no Memorial:
Dia 14/7,quinta, às 18h
Coreografia: Grand pas, com Focus Cia. de Dança (Rio de Janeiro-RJ) 18 min. (livre)
Um duo. Uma estrutura tradicional. Um encontro.
Inspirado a partir do universo literário de Clarice Lispector. Suas frases e palavras, temas e provocações, questionamentos sem resposta e o famoso mistério em sua obra são ferramentas para gerar movimento e ambiência do trabalho. Esse duo é um recorte de Vinte, o mais novo espetáculo da Focus Cia. de Dança. Clarice Lispector é quase impossível ser traduzida em palavras, mas quem sabe seja possível traduzi-la em movimento?
FICHA TÉCNICA Direção Artística e Coreografia: Alex Neoral. Direção de Produção: Tatiana Garcias. Iluminação: Renato Machado. Figurinos: Alex Neoral e Roberta Bussoni. Confecção de Figurinos: Jacira Garcias. Criado e dançado com: José Villaça e Monise Marques.
Local: Auditório MMGV. Retirada de ingressos uma hora antes do evento. No máximo um par de ingressos por pessoa. Lugares limitados.
Coreografia: O Vestido, com Rosa Antuña (Belo Horizonte-MG) 15min. (livre)
Neste trabalho, o vestido é objeto da busca de uma “mulher selvagem” que tenta encontrá-lo e ocupá-lo, dando início a um profundo processo de descoberta, consciência, transformação e libertação. O vestido é a metáfora dos sonhos almejados. É o desejo tantalizado, o inalcançável, o inatingível. É a força imanente que leva alguém a vencer os próprios medos e se libertar.
FICHA TÉCNICA Direção, Coreografia e Interpretação: Rosa Antuña. Luz e Cenografia: Mário Nascimento.
Local: Auditório MMGV. Retirada de ingressos uma hora antes do evento. No máximo um par de ingressos por pessoa. Lugares limitados.
Dia 15/7, sexta, às 16h30
Coreografia: Harleking, com Ginevra Panzetti e Enrico Ticconi (Itália) 40 min (8 anos)
HARLEKING é um demônio com múltiplas identidades.
A expressão corporal dele assemelha-se à do Arlequim da Commedia dell’Arte, um servo manhoso movido por uma fome insaciável. O modo de comunicação do HARLEKING tem uma qualidade hipnótica específica cujo conteúdo, frequentemente extremo e contraditório, se funde para criar um sistema fluido, metamórfico, onde tudo pode acontecer, mas tudo é confuso. Faz lembrar os Grotescos, antigas decorações de parede, nas quais figuras monstruosas emergem e se misturam com elegantes volutas ornamentais. Figuras, que, embora possam evocar diversão, não suscitam qualquer alegria.
FICHA TÉCNICA De e com: Ginevra Panzetti, Enrico Ticconi Design de som: Demetrio Castellucci Design de luz: Annegret Schalke Direção técnica: Paolo Tizianel Figurinos: Ginevra Panzetti, Enrico Ticconi Divulgação: Marco Villari Documentação de vídeo: Ettore Spezza Ilustração e grafismo: Ginevra Panzetti Com o apoio de: VAN (IT) // Tanzfabrik, Berlin (DE) // PACT Zollverein, Essen (DE) // NAOcrea - Ariella Vidach AiEP, Milano (IT) // KommTanz - Compagnia Abbondanza/Bertoni, Rovereto (IT) // L'arboreto - Teatro Dimora, Mondaino (IT) // AtelierSì, Bologna (IT) // C.L.A.P.Spettacolodalvivo, Brescia (IT) Other supports: Cronopios - Teatro Petrella, Longiano (IT) // Vera Stasi - Progetti per la Scena, Tuscania (IT) // Network Anticorpi XL (IT) 2018
Local: Auditório MMGV. Retirada de ingressos uma hora antes do evento. No máximo um par de ingressos por pessoa. Lugares limitados.
Dia 16/7, sábado, às 16h
Coreografia: Emprise, com Cie Felinae – Maxime Cozic (Paris-França) 20 min. (6 anos)
Jovem dançarino notável que se move entre os códigos da dança hip-hop e a densidade da dança contemporânea, Maxime Cozic criou um solo sobre o sentimento de ser alguém complexado, ou sobre como criar uma matéria coreográfica a partir de um estado que, a priori, impediria a realização de uma dança.
Ficha técnica Coreografia e Interpretação Maxime Cozic Criação e operação da luz Lucas Baccini Composição Musical Jimmy Febvay
Local : Auditório MMGV. Retirada de ingressos uma hora antes do evento. No máximo um par de ingressos por pessoa. Lugares limitados.
Coreografia: Baquiana n°1, com Ivan Bernadelli (São Paulo-SP) 20 min (livre)
O bailarino Ivan Bernardelli e o Hamsá Trio, coletivo de arte- mídia e experimentações audiovisuais, interpretam os três movimentos da Bachiana nº 1, de Heitor Villa-Lobos. No primeiro movimento (a que Villa-Lobos dá o nome de Introdução: Embolada), o bailarino tenta captar todas as notas e acordes dos oito violoncelos nos movimentos de seu corpo, tal qual numa embolada – poesia musicada que encontra grande virtuose nas composições em versos, refrões e trava-línguas dos emboladores.
No segundo movimento (Prelúdio: Modinha), duas criaturas animadas pelo bailarino e inspiradas nas estéticas modernistas dominam a cena para anunciar a metáfora de uma devoração.
No terceiro e último movimento (a que Villa-Lobos chama de Fuga: Conversa), o bailarino revela a estratégia de composição de uma fuga: composição musical que usa um tema principal (chamado de sujeito) que é reapresentado várias vezes em novas tonalidades (chamadas de respostas). No entanto, a cada nova reapresentação, os temas já tocados continuam ao longo de toda a música, entrelaçando-se num todo harmônico.
Iluminação, sonoplastia, padrões gráficos e projeção se agrupam na instalação de arte-mídia do Hamsá Trio, que acompanha toda a encenação.
As Bachianas Brasileiras são uma série de nove composições com as quais Heitor Villa-Lobos faz referência e homenageia o músico Johann Sebastian Bach, por isso o nome Bachianas. Aqui, o título do trabalho, Baquiana n°1, faz uma brincadeira fonética com a palavra, assumindo na forma escrita o modo como é pronunciada.
FICHA TÉCNICA Direção, Coreografia e Interpretação: Ivan Bernardelli. Confecção de bonecos: Ivan Bernardelli. Instalação arte-mídia, Iluminação e Sonoplastia: Hamsá Trio (Alexandre Villares, Sandra Rocha e André Papi).
Agradecimentos: Mônica Augusto, Denise Namura, Michael Bughdahn, Paula Petreca, todos participantes do “Ciclo de Estudos em Dança: Modernismo Brasileiro e Arredores da Semana de 22”, São Paulo, Companhia de Dança, Associação Pró-Dança.
Local: Auditório MMGV. Retirada de ingressos uma hora antes do evento. No máximo um par de ingressos por pessoa. Lugares limitados.
Outros espetáculos serão apresentados no entorno do Memorial Vale e em outros locais da cidade. Confira a programação completa em: https://www.dancaemtransito.com.br/programacao-2022
Praça da Liberdade, 640,
esquina com Rua Gonçalves Dias
Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil
30140-010 – (31) 3308-4000
Entrada gratuita
Horário de funcionamento
Quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h.
Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h.
Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h.
Agendamento de visitas
Para mais informações ligue (31) 3343-7317