No mês de janeiro de 2025, o Memorial Minas Gerais Vale inicia sua itinerância com a exposição “Oriará: arte e educação em movimento”, que traz obras de seis artistas negros e indígenas, representantes de diversas regiões mineiras, propondo reflexões sobre temas como oralidade, território, linguagem, tecnologias e bem viver. Juntamente à mostra há uma programação cultural variada que promove a participação das crianças e suas famílias durante o período de férias escolares.
São 25 dias de programação com diversificadas atrações culturais que convidam a meninada a descobrir e redescobrir o Parque Municipal Américo Renné Giannetti e a mostra “Oriará” junto aos educadores do Programa Educativo do Memorial Vale e artistas convidados. Brincadeiras, visitas mediadas, oficinas, apresentações musicais e vivências para aproveitar com os familiares e os amigos.
O público terá a oportunidade de investigar a exposição a partir das Visitas Brincantes, participar de oficinas e ativar a imaginação a partir da arte negra e indígena de Minas Gerais. Na oficina Máscaras Afrofuturistas iremos dialogar com o trabalho de Jorge dos Anjos e na oficina Carimbaria utilizaremos a técnica de carimbo para brincar com formas e palavras. Já na oficina de pintura “Que Bicho é Esse?” vamos transformar pigmentos em arte e na oficina Móbile Sensorial: Arte e Diversão! construiremos móbiles com elementos da natureza coletados pelo parque.
Nossa programação é gratuita, diversa e inclusiva, não necessita de agendamento, é dirigida a diferentes faixas etárias e organizada para acolher públicos com deficiência. Para participar, acompanhe nossa divulgação pelo site e pelas redes sociais do MMGV.
Atenção!
Dias 21, 28 de janeiro e 04 de fevereiro, terças-feiras, às 9h30
Sinopse: Os visitantes são convidados a explorar o mundo dos sentidos através da criação de móbiles sensoriais com materiais da natureza como plantas e flores, estimulando a criatividade e a percepção sensorial.
Público-alvo: famílias com crianças a partir de 5 anos.
Lotação: 20 pessoas por sessão.
Dias 22, 29 de janeiro e 05 de fevereiro, quartas-feiras, às 14h
Sinopse: Na oficina “Que Bicho é Esse?”, os participantes são convidados a explorar sua criatividade e a conexão com a natureza, criando pinturas únicas. Inspirados pelos animais que habitam o parque, eles aprendem a transformar pigmentos em arte, em uma atividade acessível para todas as idades.
Público-alvo: Famílias com crianças a partir de 4 anos
Lotação: 20 pessoas por sessão.
Dias 16, 23, 30 de janeiro e 06 de fevereiro, quintas-feiras, às 9h30
Sinopse: A partir do trabalho de Jorge dos Anjos, convidamos o público a refletir sobre o afrofuturismo na arte, com a montagem de máscaras com formatos e estética que dialogam com a obra do artista.
Público-alvo: Famílias com crianças a partir de 6 anos.
Lotação: 20 pessoas por sessão.
Dias 17, 24, 31 de janeiro e 07 de fevereiro, sextas-feiras, às 14h
Sinopse: Venha vivenciar uma tarde gostosa experimentando a técnica de carimbos. Inspirados por elementos da natureza e da arte contemporânea, mergulharemos no mundo da estamparia ativando nossa criatividade!
Público-alvo: Famílias
Lotação: 20 pessoas por sessão.
Dias 18, 19, 25, 26 de janeiro e 1º, 02, 08 de fevereiro, sábados e domingos, às 10h30 (com tradução em libras) e às 15h (sem tradução em libras)
Sinopse: A visita a uma exposição de arte pode ser também uma brincadeira? Venha descobrir as histórias das culturas negras e indígenas através de roteiros divertidos que resgatam diferentes aspectos de Minas Gerais.
Público-alvo: Crianças a partir de 4 anos, adolescentes e seus acompanhantes.
Lotação: 10 pessoas por sessão.
Duração: 1 hora.
📍Local: Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Grande Gramado) – Av. Afonso Pena, 1377 – Centro, Belo Horizonte.
Praça da Liberdade, 640,
esquina com Rua Gonçalves Dias
Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil
30140-010 – (31) 3308-4000