Um dos mais longevos festivais de dança contemporânea do Brasil, o “Dança em Trânsito”, será uma das atrações do Memorial Vale de 14 a 16 de julho, com apresentações de artistas e grupos internacionais e brasileiros. O projeto tem patrocínio do Instituto Cultural vale.
Veja a programação do Dança em Trânsito, no Memorial:
Dia 14/7,quinta, às 18h
Coreografia: Grand pas, com Focus Cia. de Dança (Rio de Janeiro-RJ) 18 min. (livre)
Um duo. Uma estrutura tradicional. Um encontro.
Inspirado a partir do universo literário de Clarice Lispector. Suas frases e palavras, temas e provocações, questionamentos sem resposta e o famoso mistério em sua obra são ferramentas para gerar movimento e ambiência do trabalho. Esse duo é um recorte de Vinte, o mais novo espetáculo da Focus Cia. de Dança. Clarice Lispector é quase impossível ser traduzida em palavras, mas quem sabe seja possível traduzi-la em movimento?
FICHA TÉCNICA Direção Artística e Coreografia: Alex Neoral. Direção de Produção: Tatiana Garcias. Iluminação: Renato Machado. Figurinos: Alex Neoral e Roberta Bussoni. Confecção de Figurinos: Jacira Garcias. Criado e dançado com: José Villaça e Monise Marques.
Local: Auditório MMGV. Retirada de ingressos uma hora antes do evento. No máximo um par de ingressos por pessoa. Lugares limitados.
Coreografia: O Vestido, com Rosa Antuña (Belo Horizonte-MG) 15min. (livre)
Neste trabalho, o vestido é objeto da busca de uma “mulher selvagem” que tenta encontrá-lo e ocupá-lo, dando início a um profundo processo de descoberta, consciência, transformação e libertação. O vestido é a metáfora dos sonhos almejados. É o desejo tantalizado, o inalcançável, o inatingível. É a força imanente que leva alguém a vencer os próprios medos e se libertar.
FICHA TÉCNICA Direção, Coreografia e Interpretação: Rosa Antuña. Luz e Cenografia: Mário Nascimento.
Local: Auditório MMGV. Retirada de ingressos uma hora antes do evento. No máximo um par de ingressos por pessoa. Lugares limitados.
Dia 15/7, sexta, às 16h30
Coreografia: Harleking, com Ginevra Panzetti e Enrico Ticconi (Itália) 40 min (8 anos)
HARLEKING é um demônio com múltiplas identidades.
A expressão corporal dele assemelha-se à do Arlequim da Commedia dell’Arte, um servo manhoso movido por uma fome insaciável. O modo de comunicação do HARLEKING tem uma qualidade hipnótica específica cujo conteúdo, frequentemente extremo e contraditório, se funde para criar um sistema fluido, metamórfico, onde tudo pode acontecer, mas tudo é confuso. Faz lembrar os Grotescos, antigas decorações de parede, nas quais figuras monstruosas emergem e se misturam com elegantes volutas ornamentais. Figuras, que, embora possam evocar diversão, não suscitam qualquer alegria.
FICHA TÉCNICA De e com: Ginevra Panzetti, Enrico Ticconi Design de som: Demetrio Castellucci Design de luz: Annegret Schalke Direção técnica: Paolo Tizianel Figurinos: Ginevra Panzetti, Enrico Ticconi Divulgação: Marco Villari Documentação de vídeo: Ettore Spezza Ilustração e grafismo: Ginevra Panzetti Com o apoio de: VAN (IT) // Tanzfabrik, Berlin (DE) // PACT Zollverein, Essen (DE) // NAOcrea - Ariella Vidach AiEP, Milano (IT) // KommTanz - Compagnia Abbondanza/Bertoni, Rovereto (IT) // L'arboreto - Teatro Dimora, Mondaino (IT) // AtelierSì, Bologna (IT) // C.L.A.P.Spettacolodalvivo, Brescia (IT) Other supports: Cronopios - Teatro Petrella, Longiano (IT) // Vera Stasi - Progetti per la Scena, Tuscania (IT) // Network Anticorpi XL (IT) 2018
Local: Auditório MMGV. Retirada de ingressos uma hora antes do evento. No máximo um par de ingressos por pessoa. Lugares limitados.
Dia 16/7, sábado, às 16h
Coreografia: Emprise, com Cie Felinae – Maxime Cozic (Paris-França) 20 min. (6 anos)
Jovem dançarino notável que se move entre os códigos da dança hip-hop e a densidade da dança contemporânea, Maxime Cozic criou um solo sobre o sentimento de ser alguém complexado, ou sobre como criar uma matéria coreográfica a partir de um estado que, a priori, impediria a realização de uma dança.
Ficha técnica Coreografia e Interpretação Maxime Cozic Criação e operação da luz Lucas Baccini Composição Musical Jimmy Febvay
Local : Auditório MMGV. Retirada de ingressos uma hora antes do evento. No máximo um par de ingressos por pessoa. Lugares limitados.
Coreografia: Baquiana n°1, com Ivan Bernadelli (São Paulo-SP) 20 min (livre)
O bailarino Ivan Bernardelli e o Hamsá Trio, coletivo de arte- mídia e experimentações audiovisuais, interpretam os três movimentos da Bachiana nº 1, de Heitor Villa-Lobos. No primeiro movimento (a que Villa-Lobos dá o nome de Introdução: Embolada), o bailarino tenta captar todas as notas e acordes dos oito violoncelos nos movimentos de seu corpo, tal qual numa embolada – poesia musicada que encontra grande virtuose nas composições em versos, refrões e trava-línguas dos emboladores.
No segundo movimento (Prelúdio: Modinha), duas criaturas animadas pelo bailarino e inspiradas nas estéticas modernistas dominam a cena para anunciar a metáfora de uma devoração.
No terceiro e último movimento (a que Villa-Lobos chama de Fuga: Conversa), o bailarino revela a estratégia de composição de uma fuga: composição musical que usa um tema principal (chamado de sujeito) que é reapresentado várias vezes em novas tonalidades (chamadas de respostas). No entanto, a cada nova reapresentação, os temas já tocados continuam ao longo de toda a música, entrelaçando-se num todo harmônico.
Iluminação, sonoplastia, padrões gráficos e projeção se agrupam na instalação de arte-mídia do Hamsá Trio, que acompanha toda a encenação.
As Bachianas Brasileiras são uma série de nove composições com as quais Heitor Villa-Lobos faz referência e homenageia o músico Johann Sebastian Bach, por isso o nome Bachianas. Aqui, o título do trabalho, Baquiana n°1, faz uma brincadeira fonética com a palavra, assumindo na forma escrita o modo como é pronunciada.
FICHA TÉCNICA Direção, Coreografia e Interpretação: Ivan Bernardelli. Confecção de bonecos: Ivan Bernardelli. Instalação arte-mídia, Iluminação e Sonoplastia: Hamsá Trio (Alexandre Villares, Sandra Rocha e André Papi).
Agradecimentos: Mônica Augusto, Denise Namura, Michael Bughdahn, Paula Petreca, todos participantes do “Ciclo de Estudos em Dança: Modernismo Brasileiro e Arredores da Semana de 22”, São Paulo, Companhia de Dança, Associação Pró-Dança.
Local: Auditório MMGV. Retirada de ingressos uma hora antes do evento. No máximo um par de ingressos por pessoa. Lugares limitados.
Outros espetáculos serão apresentados no entorno do Memorial Vale e em outros locais da cidade. Confira a programação completa em: https://www.dancaemtransito.com.br/programacao-2022
Praça da Liberdade, 640,
esquina com Rua Gonçalves Dias
Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil
30140-010 – (31) 3308-4000