O Educativo do Memorial Minas Gerais Vale convida você para novas experiências de aprendizagem, descoberta, encantamento e aproximação com a arte, a história e a cultura mineiras.
Confira a seguir as ações propostas em novembro.
AÇÃO EDUCATIVA – EXPOSIÇÃO O SUOR DA TESTA MORA DENTRO DOS MARIMBONDOS
O Educativo convida os visitantes a uma imersão-mergulho nas obras de Davi Nascimento, por meio de uma proposta que busca atrair a atenção para as subjetividades e potências dos corpos d’água e das vidas que habitam com eles.
Local: Galeria 1 e 2.
Aos domingos, das 11h às 12h.
AÇÃO EDUCATIVA – VERSINHO EM CENA
Inspirados na ação Verso Encena, convidamos as crianças e seus familiares a subirem ao palco da Casa da Ópera e fazerem leituras dramatizadas. Por meio de imagens, adereços e textos, a ação protagoniza as crianças e as convida a brincar teatralizando. No mês de novembro serão disponibilizados textos de autoras e autores negros da literatura infantil.
Local: Casa da Ópera.
Aos sábados, das 14h às 16h, nos dias 02, 16 e 30/11.
AÇÃO EDUCATIVA – OFICINA BONECAS DE ABAYOMI
Abayomi, termo em Iorubá que significa “Encontro Precioso”, é também o nome dado a bonecas feitas com pequenos retalhos. Durante a viagem entre África e Brasil, os escravos confeccionavam bonecas para reforçar sua identidade e etnia africana, além de oferecer um brinquedo símbolo de proteção e resistência para as crianças. Além da confecção das Abayomis, iremos também conhecer essa trajetória de luta e resistência.
Local: Espaço de Leitura.
Aos sábados, das 14h às 16h, nos dias 09 e 23 de novembro.
Não é necessário inscrição prévia.
Obs.: As crianças devem ser acompanhadas pelo menos por um adulto durante toda a ação educativa.
OFICINA CARIMBORI: ESTAMPARIA SIMBÓLICA E TURBANTES
Cores, estampas, símbolos adinkras, turbantes e um bate-papo sobre ancestralidade. Que tal conhecer um pouco mais sobre culturas africanas e seus símbolos de resistência? Cola com a gente!
Faixa etária: A partir de 14 anos.
Nos dias 19 e 20 de novembro, às 13h30 e às 16h.
Inscrições limitadas pelo telefone: 31 3343-7317
Obs.: os adolescentes devem ser acompanhados pelo menos por um adulto durante toda a ação educativa.
INSTALAÇÃO EDUCATIVA SEMENTES DA DIÁSPORA
É preciso Re-conhecer. Conhecer para desmistificar, compreender, democratizar. Reconhecer para reverenciar e impulsionar. Re-conhecer para que o esquecimento ou o apagamento não transforme em silêncio a bravura dos que ousaram.
BEBÊS DENTRO DO MUSEU
ENTRE ERÊS E CAFUNÉS: EXPERIÊNCIAS SENSORIAIS NA FAZENDA
Alecrim e erva-doce, miçangas e canga, tambor e caxixi – cheiros, texturas e sons, brasileiros? Ou africanos? Os educadores do MMGV convidam as famílias e seus bebês a uma imersão sensorial na cultura africana e afrodescendente.
Data: 17 e 24 de novembro.
(um dia para cada turma)
Horário: das 11h às 12h.
Faixa etária: 1 a 2 anos.
Inscrições limitadas pelo telefone: 31 3343-7317
Obs.: cada criança deve ser acompanhada pelo menos por um adulto durante toda a ação educativa.
Visita com o Kit da Trilha da Infância
A criançada pode “explorar” o Memorial de maneira mais divertida e interessante. Peça o Kit na Recepção. Ao final da visita, ele deve ser devolvido para que outras crianças possam vivenciar essa experiência.
Você sabe o que é um Adinkra?
Os símbolos Adinkras são figuras que tiveram origem na cultura em Gana e na Costa do Marfim. Inicialmente eram usados em rituais e vestimentas funerárias, mas logo passaram a ser feitos para uso exclusivo da realeza e pelos líderes espirituais em cerimônias sagradas. Cada símbolo está associado a valores humanos universais, como beleza, integridade, tolerância, força e determinação. Existem mais de 80 símbolos e a maioria deles é de origem ancestral, sendo transmitidos de geração em geração
Praça da Liberdade, 640,
esquina com Rua Gonçalves Dias
Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil
30140-010 – (31) 3308-4000