Memorial acessível
O Memorial Minas Gerais Vale, em sua missão de promover as histórias e as culturas de Minas, busca garantir o acesso e a inclusão dos mais variados públicos: pessoas com deficiência, idosos, crianças, bebês, entre outros. A acessibilidade cultural é pensada e articulada entre todos os setores do museu, que atuam no sentido não apenas de eliminar barreiras arquitetônicas, mas também de superar outros obstáculos, sejam de caráter comunicacional, atitudinal, instrumental e/ou metodológico.
O museu oferece ferramentas multimídias para exploração do acervo, espaços físicos adaptados e site com navegação facilitada.
As equipes do Memorial participam de capacitações com foco na acessibilidade e no acolhimento de todos os públicos.
Estrutura física adaptada
- Pessoas com mobilidade reduzida ou em cadeiras de rodas podem acessar o Memorial pelo portão lateral, na rua Gonçalves Dias. A entrada dá acesso direto ao elevador do museu, que serve a todos os espaços do edifício.
- O Memorial disponibiliza 4 (quatro) cadeiras de rodas aos visitantes, sendo 2 (duas) para crianças e 2 (duas) para adultos. Caso necessário, solicite na recepção.
- O elevador possui sinalização em Braille nos botões internos e externos, para todos os andares. Está equipado com barras de apoio e possui um botão para emergência. Cada andar é anunciado verbalmente.
- Há banheiros para pessoas com deficiência e bebedouros nos andares, conforme as normas de acessibilidade.
- O Memorial possui um fraldário no 1º piso.
Site e mídias sociais
- O site do Memorial possui ferramentas de acessibilidade para todos os navegadores.
- A navegação pode ser feita por chaves de acesso, sem o uso do mouse.
- Seu conteúdo é traduzido para Libras pela ferramenta Hand Talk.
- O site tem versões em inglês e espanhol.
- A ferramenta AccessiBe, com o propósito de aumentar a acessibilidade do site, está sendo testada em nossa página.
- No YouTube, a lista “Vídeos com tradução em Libras”, no canal do MMGV, oferece vídeos de atividades diversas traduzidas.
- No perfil do Memorial no Instagram e no Facebook, conteúdos específicos possuem tradução em Libras e legendas descritivas.
Tablets com Guia Multimídia
- O Memorial desenvolveu um Guia Multimídia para a melhor experiência de todos os visitantes do museu. Por meio dele, o público acessa conteúdos e escolhe percursos temáticos de visitação.
- Pessoas com deficiência auditiva têm acesso aos conteúdos por meio de legendas.
- Público infantil: no Guia Multimídia, a assistente virtual Florinda conduz a criança e seus acompanhantes em um percurso dentro do museu, tornando a exploração dos espaços mais divertida e curiosa.
- O Guia também está disponível em inglês e espanhol.
Equipe treinada
A equipe do Memorial participa de capacitações e treinamentos para melhor receber todos os públicos. Essas formações abordam temas como: acessibilidade em museus; recepção e inclusão de pessoas com diversos tipos e graus de deficiências;acessibilidade digital, entre outros.