A ação Com a palavra os curadores do Educativo é sobre a exposição Imaginantes de Minas, século 20 em exibição no Memorial de Minas Gerais entre os dias 16 de dezembro de 2021 e 3 de abril de 2022. A seguir vocês escutam os curadores da exposição comentando questões levantadas pelo Educativo do Memorial, com o objetivo de aproximar o público das escolhas e pesquisa para exposição.
Perguntas-temas
1- A primeira referência para a exposição é o artista Alberto da Veiga Guignard e sua obra. A partir disso se desdobram outras facetas desse mesmo artista e de outros considerados herdeiros de um certo movimento modernista mineiro. Nos fale um pouco do movimento modernista em Minas Gerais, suas peculiaridades e artistas, para além de Guignard.
2- A exposição traz alguns diálogos entre as obras sejam na própria materialidade ou nos temas que elas provocam. Um desses temas que nos chama atenção é a brutalidade do Estado. Vocês poderiam falar um pouco da relação de algumas obras em torno desse assunto que aparece por vezes explícito outras mais latente?
3- Nos conte um pouco sobre a ideia de aproximar, na exposição Imaginantes de Minas, século 20, as obras e artistas ditos populares e acadêmicos.
4- A exposição tem artistas de contextos de tempo e lugares distintos. Gostaríamos de saber mais sobre a pesquisa e do processo até encontrar os nomes e obras que estão em exposição. Há algum caso específico ou interessante que gostaria de ressaltar?
JÚLIO MARTINS
MARIA ANGÉLICA MELENDI (Piti)
Praça da Liberdade, 640,
esquina com Rua Gonçalves Dias
Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil
30140-010 – (31) 3308-4000