Bruma

Bruma
Angelo Mazzuchelli

Etimologicamente, texto vem do latim texere: tecer, urdir, entrançar. Assim, todo texto é um tecido, todo texto é uma espécie de teia ou de véu. A série Bruma materializa esse conceito: a modulação da palavra “bruma” gera um padrão gráfico semelhante a um tecido rendado – um véu. Esse tecido, denominado “véu tipográfico”, foi confeccionado em papel, e as imagens da série registram a modelo Samara Araújo usando essa vestimenta.

As fotografias foram tratadas digitalmente, tendo como referência visual antigos cartões postais fotográficos do início do século XX, mais especificamente, aqueles que objetivavam promover ícones femininos modernos (atrizes, cantoras de ópera, bailarinas). As vestimentas eram um artifício expressivo muito usado nas fotografias de estúdio destinadas aos cartões postais: recorrentemente, tornavam-se verdadeiros prolongamentos do corpo das mulheres. Os textos incidentais que compõem os “postais” são trechos do poema Brumes et Pluies (Brumas e Chuvas), de Charles Baudelaire.

Angelo Mazzuchelli é artista plástico e professor da Escola de Belas Artes da UFMG. Atua e é pesquisador na área de Comunicação visual.