Pretas no Branco
Márcio Silva
A exposição Pretas no Branco, do produtor cultural, fotógrafo, professor de dança e coreógrafo Márcio Silva, é composta por uma série fotográfica artística com mulheres negras de Belo Horizonte e Região Metropolitana: Alto Vera Cruz, Taquaril, Barreiro, Santa Luzia, Venda Nova, Contagem e Vespasiano. São 30 obras que ilustram o trabalho e a imersão dessas mulheres no universo da fotografia.
O projeto, idealizado e produzido por Márcio Silva, contou com a participação da modelo Chay Miguel como produtora e das maquiadoras sociais Camila Sampaio, Fabiana dos Santos e Francielle Calegario. Um dos propósitos da série é a abordagem da violência contra a mulher negra, em contraponto com a sua beleza, atitude, poder, valor, demonstrados por meio de belas fotos e do mote da importância da manutenção da autoestima, do afeto e do autoconhecimento. São mulheres que não estão e não são tão representadas nas mídias, mas que fazem parte do protagonismo de todas as outras mulheres da sociedade.
Composta por 28 quadros de MDF, tamanho 60×40, a exposição foi lançada e exibida fisicamente somente uma vez em novembro de 2019, em comemoração ao Mês da Consciência Negra,no Centro Cultural Alto Vera Cruz.O evento contou com a presença de 150 pessoas em seu lançamento, no dia 23 de novembro. E na visitação da exposição, após o lançamento, e até o seu término, recebeu a visita de 450 pessoas.
A mostra deveria estar circulando entre os centros culturais da cidade, mas por motivo de pandemia foi pensada uma opção de circulação digital. A proposta consiste na ocupação dos ambientes virtuais e digitais dos canais de comunicação com a versão em fotos digitais.