Relicário
Ramon Navarro
Relicário é um álbum público de narrativas sobre as mortes de mulheres decorrentes da Covid-19 no Brasil, hoje epicentro global da pandemia. O projeto foi lançado na plataforma Instagram, com o objetivo de compartilhar pelo menos uma história por dia. As informações incluídas são retiradas da cobertura da mídia ou enviadas para a conta por parentes das mulheres e meninas e comunidades.
O projeto, denominado Relicário [Relicário] (@reliquia.rum), visa resgatar os vestígios do que se pode dizer sobre essas mulheres, para além da causa imediata de suas mortes. (Em espanhol e português, o termo Relicário também evoca um medalhão que contém a foto ou a mecha de cabelo de alguém amado, sendo usado por mulheres e, portanto, com ressonância adicional.) As descrições biográficas incentivam os leitores a se conectarem com essas vidas antes do advento da Covid-19.
Como a maioria das mulheres falecidas é anônima, as ilustrações são todas baseadas em imagens dos séculos XIX e XX. A incongruência geográfica e temporal das ilustrações cria uma sensação de deslocamento: não podemos mais sentir quanto tempo vivemos em um mundo marcado pela pandemia e não sabemos quanto tempo viveremos nessas condições. Essa sensação de deslocamento também resultou na ausência de tempo dedicado ao luto. A pandemia suspendeu os ritos fúnebres, eliminando os rituais públicos, transformando a tristeza por vidas perdidas em uma experiência contínua, que poderia ser imbuída de um novo significado.